Por que decidi começar com WordPress

Imagem de Yoast.com

Trabalhando quase que 100% do tempo com desenvolvimento de plataformas SaaS (Software as a Service), WordPress nunca foi uma opção, já que meu foco não era criar landing pages, sites ou blogs.

O principal ponto para eu começar a usar WordPress foi a decisão em conjunto com o time na empresa em que eu trabalho, onde precisávamos criar um site com blog, levando em conta que o cliente já possuía alguma experiência com WordPress.

Apesar de o ponto de partida ter sido na empresa em que trabalho, decidi também incluir WordPress como uma opção em futuros projetos atuando como freelancer, e esses foram os principais motivos:

Baixa curva de aprendizado

Talvez por conta da minha prévia experiência como programador, em menos de 5 dias eu já tinha boa parte do design aplicado no WordPress utilizando Elementor, precisando apenas de alguns ajustes que felizmente pude contar com amigos que já trabalhavam com WordPress.

Como comparação, minha esposa que não é programadora, em apenas um único dia utilizando o plugin Elementor conseguiu criar uma página baseada em alguns desenhos que ela fez no Figma.

Ecossistema

Você pode contar com milhares de plugins e templates para te ajudar a alcançar um excelente resultado em menos tempo. Por exemplo:

  • Elementor. Com o Elementor você cria suas páginas apenas arrastando elementos, alterando o conteúdo e estilos. Você não precisa criar um tema tendo que escrever código HTML, CSS, JS e/ou PHP.
  • Yoast SEO. Com esse plugin você ganha uma ajuda extra para te ajudar com o SEO do seu site e/ou blog.

É sério, você acha plugin para tudo! Mas tome cuidado, verifique sempre o autor e a procedência do plugin antes de instalar em seu projeto, este é um dos meios pelo qual hackers invadem sites criados usando WordPress.

Mercado

WordPress é ainda muito utilizado no mercado, com a incríveis 43%+ de participação entre todos os sites que temos hoje na internet.

Gráfico mostrando a porcentagem de sites que utilizam WordPress

Hospedagem

Existem infinitas opções de empresas onde você pode facilmente contratar um plano de hospedagem para o seu site criado em WordPress, como a Hostinger, que possui um plano focado para WordPress. Vale a pena pesquisar por outras empresas e decidir qual a melhor para o seu projeto.

Vale ressaltar que nunca utilizei os serviços da Hostinger, mas já li diversas pessoas indicando para quem está começando.

Você também tem a opção de utilizar um VPS (Virtual Private Server) ou Cloud Computing para hospedar o seu site construído utilizando WordPress. Nesse blog decidi utilizar um Cloud Computing por já ter o costume e também porque consigo configurar algumas estratégias extras de cache para deixar as páginas mais rápidas.

Caso precise de um Cloud Computing, eu indico a Vultr, empresa que já utilizo por mais de 4 anos para hospedar meus projetos e projetos de clientes. Você pode conseguir até 100 dólares através do meu link de referência abaixo, conforme o programa de referência deles.

Clique aqui caso queira receber até 100 dolares na Vultr.

Conclusão

Além de facilmente poder construir landing page para projetos pessoais, acredito que tendo WordPress como opção em minhas prestações de serviços eu conseguirei contribuir para projetos mais simples que não demandam de uma estrutura mais robusta, além de ser mais barato para os clientes.

Até o próximo post!